ATUAIS

Unidades de Conservação

O que é?
Um projeto que visa gerar informações para a criação de três unidades de conservação municipais, no município de Bonito/MS. Estas áreas devem fornecer inúmeros serviços ambientais (serviços prestados pela natureza, através dos ecossistemas, que sustentam a vida no planeta) que beneficiam toda a sociedade. Como exemplos, podemos citar a água própria para recreação e abastecimento público; a polinização que produz alimentos; a proteção contra desastres naturais, entre outros produtos.

Como é feito?
Inicialmente são realizados os estudos técnicos multidisciplinares preliminares, seguida da consulta pública e o decreto do poder executivo municipal. Todos os passos devem atender os preceitos e normativas do Capítulo IV do SNUC, Capítulo I do Decreto n° 4.340/2002 (que regulamenta o SNUC), Roteiro para Criação de Unidades de Conservação Municipais (MMA, 2010) e Resolução SEMADE nº 26/2016, que trata da criação de UCs na esfera de MS.

O que se pretende?
Proteger áreas que resguardem a qualidade ambiental dos rios Formoso e Prata, onde se encontram boa parte dos atrativos turísticos da região, que é responsável pela grande maioria dos empregos do município e que gerou, apenas no primeiro semestre de 2015, uma renda de R$ 102 milhões para a economia local. A criação das UCs é uma segurança a mais de manutenção da qualidade de vida para as futuras gerações, dando maior visibilidade ao município como o melhor destino de ecoturismo do Brasil.