OBSERVATÓRIO SERRA DA BODOQUENA

O que é?

O projeto “Observatório Serra da Bodoquena” tem como finalidade a formação de uma rede entre pesquisadores de universidades e centros de pesquisa, demais entidades ligadas ao meio ambiente da sociedade civil, órgãos de fiscalização e controle ambiental que atuam no planalto da Bodoquena. O projeto irá acompanhar, informar e divulgar à sociedade sobre atividades de grande impacto ambiental, além de auxiliar nos processos de tomadas de decisões em relação à gestão ambiental da região.

Como é feito?

O projeto “Observatório Serra da Bodoquena” teve início no ano de 2018, com apoio da Fundação Grupo O Boticário de Proteção à Natureza. São realizados o acompanhamento de fóruns, programas, projetos, ações e processos de zoneamento e licenciamento ambiental na região. É realizado o monitoramento das informações ambientais nos municípios de Bonito, Jardim, Bodoquena e Miranda, por meio de geotecnologias, dando subsídio aos Ministérios Públicos (Federal e Estadual) e órgãos de competência em gestão do território além de apoio técnico na apuração dos autos de infrações ambientais. É também realizada a capacitação dos membros do poder judiciário sobre temas relacionados à conservação da Natureza, a fim de ampliar seus conhecimento sobre o assunto.

O que se pretende?

Formar uma instância multidisciplinar de discussão sobre temas ambientais e subsidiar ações dos órgãos de fiscalização e controle ambiental no planalto da Bodoquena, visando coibir agentes de degradação e ilícitos ambientais. Promover o engajamento da sociedade civil sobre a conservação da natureza. Auxiliar na gestão ambiental racional dos recursos naturais desta região. Combater o desmatamento e outras formas de degradação. Promover a conservação dos ecossistemas e serviços ambientais.

Importância do Projeto?

O planalto da Bodoquena está localizado em uma área prioritária para a conservação da biodiversidade por ainda possuir áreas naturais remanescentes relativamente conservadas. Esta localidade é notavelmente conhecida pelo potencial de turismo de natureza; no entanto, nos últimos anos houve um aumento expressivo na emissão de licenças ambientais para supressão de vegetação nativa além da ocorrência de ilícitos ambientais. Tal fato foi confirmado pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul, que identificou mais de 90 mil hectares de vegetação nativa desmatada entre 2013-2015 na bacia do alto rio Paraguai, sendo que, somente no munícpio de Bonito, Projeto NUGEO (Núcleo de Geoprocessamento) detectou mais de mil hectares desmatados no primeiro semestre de 2017. A grande extensão territorial e falta contingente para as atividades de fiscalização e controle ambiental, faz com que tais práticas tendam a não ser vigiadas de forma efetiva. Assim, o apoio às ações de conservação por meio das atividades do projeto auxilia no combate a ilícitos ambientais e mitigação dos impactos ambientais sobre os recursos naturais na região da Serra da Bodoquena.

Patrocinadores e parceiros?

O projeto conta com o apoio da Fundação Grupo O Boticário de Proteção à Natureza.

Apresentações:

1º Ciclo de Debates Observatório Serra da Bodoquena - Semana do Meio Ambiente (2021)

Incorporação de informações sobre biodiversidade no planejamento territorial do Planalto da Bodoquena (Prof. Dr. Fábio de Oliveira Roque) - 17/05/21

Comunidade de aves e suas interações com plantas em fragmentos florestais na Serra da Bodoquena (Dra. Claudenice Faxina) - 19/05/21

Efeito da restauração ambiental na qualidade de água (Prof. Dra. Alexandra Penedo de Pinho) - 21/05/21

Relatório de atividades

acesso em: https://1drv.ms/u/s!AoAh8HhK78_LgrQ1zt3Lt__VjbnpbA?e=hvNmkc

Quero mais informações

Quero receber o retorno por: