PROJETO PAPAGAIO VERDADEIRO

O que é?

É a busca da conservação do papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), uma das aves mais carismáticas e conhecidas do Brasil, e do ambiente onde vive, através da geração de conhecimento científico e sensibilização da sociedade quanto aos danos do comércio ilegal de animais silvestres e perda de habitat, dentro e fora do país.

Acesse: www.papagaioverdadeiro.org.br

Como é feito?

Pesquisa sobre a biologia reprodutiva, dormitório coletivo, dieta e abundância da do papagaio-verdadeiro no Cerrado e Pantanal de Mato Grosso do Sul. Sensibilização da sociedade local, através de palestras para guias, turistas e moradores locais, atividades lúdicas para as crianças e adolescentes e turismo de observação científica.

O que se ganhou até agora?

- Conhecimento sobre a biologia reprodutiva, dieta e dormitório coletivo do papagaio-verdadeiro no Cerrado e Pantanal de Mato Grosso do Sul;

- Informações sobre a eficácia da utilização da radiotelemetria para monitorar filhotes de papagaios-verdadeiros devolvidos à natureza;

- Conhecimento sobre a abundância e flutuação do número de papagaios em dormitórios coletivos e diferentes ambientes, ao longo dos anos;

- Turistas bem informados quanto à importância de conservação do papagaio e seu ambiente;

- População local sensibilizada quanto aos danos decorrentes da captura ilegal de filhotes na natureza;

- Informações consistentes que subsidiam o Plano Nacional de Ação dos Papagaios para a conservação da espécie e do seu ambiente;

- Fazendeiros locais apoiando a iniciativa: Baiazinha, Novo Horizonte, Refúgio Ecológico Caiman, Refúgio da - llha Ecolodge, San Francisco Agroecoturismo, Santo Antonio e São José.

Patrocinadores e Parceiros: Diversos, com destaque para o Parque das Aves e Refúgio Ecológico Caiman.

Ano do Papagaio 2016 - Acesse o site!

2016 foi eleito o "Ano do Papagaio", uma campanha realizada em parceria da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil - SZB com os projetos de conservação de papagaios do Brasil, com ênfase nas espécies papagaio-da-cara-roxa, papagaio-do-peito-roxo, papagaio-charão, papagaio-chauá e papagaio-verdadeiro.

A estrela da campanha é o papagaio-verdadeiro, que ocorre em grande parte do país e é emblemático, por ser bastante conhecido por ser considerado o melhor “falador” entre os papagaios brasileiros e, por isso, muito impactada pela captura ilegal de na natureza para servir de  animal de estimação.

Clque AQUI para acessar a cartilha "Papagaios do Brasil" lançada durante a campanha!

Quero mais informações

Quero receber o retorno por: