XIV Assembleia do Povo Terena reúne diversas entidades das causas ambiental e indígena em Miranda

Fundação Neotrópica participou da Mesa Terras Indígenas e Sustentabilidade.

22/11/2021 · Noticias

A equipe técnica da Fundação Neotrópica do Brasil participou da XIV Assembleia do Povo Terena, na Aldeia Mãe Terra, em Miranda, Mato Grosso do Sul. O evento aconteceu do dia 17 a 20 de novembro, e contou com a participação de várias personalidades influentes no movimento indígena e na conservação ambiental.

Os técnicos ambientais Fernanda Cano e Fernando Almeida participaram da Mesa Terras Indígenas e Sustentabilidade, na sexta-feira (20).

A cerimônia de encerramento contou com a presença da política Sônia Guajajara e de outras entidades e pesquisadores, como o autor do livro "Vukapanavo – O despertar do povo Terena para os seus direitos: movimento indígena e confronto político”, Luiz Eloy Terena, e a ativista e doutoranda Célia Xakriabá, que ganhou a alcunha de "Fátima Bernardes indígena" por fazer o primeiro podcast indígena do Globoplay, "Papo de Parente".

Outras temáticas discutidas durante o evento foram: Análise: o impacto da pandemia do Covid-19 nos territórios indígenas, Plenária da Juventude Indígena, Plenária das Mulheres Indígenas e Apresentação da Revista Terena - Dossiê “Pandemia da Covid-19 na vida dos povos indígenas”.