Curso de formação de brigada de combate à incêndios florestais em Miranda, MS

Por Fundação
28/06/2022 · Noticias

Entre os dias 20 a 24 de junho de 2022 foi realizado um curso para formação de brigada de incêndios florestais da Reserva Biológica Municipal Marechal Cândido Mariano Rondon, na Associação do Vale do Rio Miranda no município de Miranda – MS. Esta capacitação foi realizada pela Fundação Neotrópica do Brasil em parceria com a Prefeitura Municipal de Miranda, Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul - Batalhão de Aquidauana e PrevFogo/IBAMA.

O evento foi dividido em duas etapas, a primeira etapa (20 e 21 de junho de 2022) foi ministrado pelo Sargento Louveira e o Cabo Pinheiro do Batalhão de Aquidauana do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul. A segunda etapa (22 a 24 de junho de 2022) foi ministrada pelo Coordenador Estadual do PrevFogo/IBAMA do Mato Grosso do Sul, Márcio Yule. O curso contou com aulas teóricas e práticas, ao final curso foram capacitadas 20 pessoas para atuar no combate à incêndios florestais nos períodos críticos na região da Reserva Biológica.

Na sequência, a Fundação Neotrópica do Brasil fornecerá equipamentos de EPI (equipamentos de proteção individual) para os brigadistas, formados pelo curso, e de combate à incêndios (sopradores, abafadores e bombas costais) para a brigada da Reserva Biológica Municipal.

Além da formação da brigada voluntária, o projeto da FNB prevê atividades de recuperação de áreas degradadas, capacitação e sensibilização da comunidade em Miranda, com o intuito de fortalecer a cadeia produtiva de restauração e implementação de medidas de prevenção e combate aos incêndios florestais, que têm se agravado nos últimos anos na região.

A aquisição de equipamentos e as atividades desenvolvidas fazem parte do projeto "Recuperação de Áreas Degradadas na Reserva Biológica Marechal Cândido Mariano Rondon e Formação de Brigadas Comunitárias, Miranda - MS" a qual recebe apoio financeiro do Projeto GEF Terrestre - Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal, é coordenado pelo Ministério de Meio Ambiente (MMA) e financiado com recursos de doação do Fundo Global para o Meio Ambiente. Tem o Banco Interamericano de Desenvolvimento como agência implementadora além do Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO) como agência executora.