Concurso fotográfico: Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (encerrado)

A ideia é mostrar os benefícios gerados pelos Serviços Ecossistêmicos, bem como ações conscientes em prol da conservação e preservação do meio ambiente, por meio de fotografias feitas em Mato Grosso do Sul

Por Fundação
07/04/2021 · Noticias

A Fundação Neotrópica do Brasil (FNB), organização não governamental sem fins lucrativos, torna público o 1º concurso fotográfico de 2021 com o tema: Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos.

O objetivo é valorizar a importância da Biodiversidade para a manutenção dos Serviços Ecossistêmicos, com ênfase na fauna e flora de Mato Grosso do Sul. A ideia é mostrar os benefícios gerados pelos Serviços Ecossistêmicos, bem como ações conscientes em prol da conservação e preservação do meio ambiente, por meio de fotografias feitas no estado.

Por isso, a Fundação Neotrópica do Brasil convida todas/os as/os fotógrafas/os entusiastas e amadores de Mato Grosso do Sul a participarem enviando uma foto autoral que mostre a importância dos Serviços Ecossistêmicos para a sociedade, em termos de recuperação ou melhoria das condições ambientais e, principalmente, para manutenção da vida na Terra.

A iniciativa é uma atividade do Projeto União de Conselhos Municipais de Meio Ambiente (COMDEMAs): Mobilizando Atores no Corredor Miranda-Bodoquena, Brasil, com o com o incentivo do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF, na sigla em inglês para Critical Ecosytem Partnership Fund) e apoio do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB).

Para concorrer serão considerados os pré-requisitos:

- Seguir a Fundação Neotrópica do Brasil nas redes sociais;

Facebook: @neotropicabr

Instagram: @fundacaoneotropicadobrasil

- Com o objetivo de promover maior inclusão e participação da sociedade, serão aceitas apenas fotos feitas por entusiastas ou amadores;

- O registro fotográfico deve corresponder aos territórios ou áreas dos municípios de Mato Grosso do Sul;

- Serão aceitas somente fotos autorais;

- Não serão aceitas fotomontagens, ou fotos submetidas a qualquer tipo de manipulação via softwares de edição;

- Serão consideradas apenas uma (1) foto por participante;

- As fotos devem ter resolução mínima de Full Hd (1920 x 1080 PPI) ou 150 DPI;

- Serão aceitos arquivos de até 25MB;

Inscrição e envio da foto

Após considerar todos os pré-requisitos, a/os participantes devem seguir duas etapas:

1. preencher a ficha de inscrição até o dia 20 de abril de 2021. (clique aqui para ter acesso a ficha de inscrição).
  2. Após preencher devidamente a ficha de inscrição, enviar um e-mail com a fotografia (única) em anexo para: [email protected]

Critérios e análise das fotografias

- As fotos que corresponderem aos pré-requisitos e prazos do concurso serão disponibilizadas para votação pública por meio das redes sociais;

- Será permitido apenas 1 (um) foto por pessoa;

- As 3 (três) fotos mais votadas serão as premiadas;

- A votação terá início às 00h do dia 22 de abril;

- A votação será encerrada às 23h59 do dia 29 de abril;

- No dia 30 de abril será feita a conferência pública, com transmissão ao vivo pelo Instagram da Fundação Neotrópica do Brasil, e a divulgação das fotos mais votadas;

Prêmios

Os participantes que tiveram as três (3) fotos mais votadas serão premiados com:

- Um Binóculo profissional;

- Uma mochila de trekking;

- Um brinde surpresa.

Os prêmios serão enviados para o endereço informado na ficha de inscrição da/o candidata/o, por meio do Serviço de transporte dos Correios.

Os Serviços Ambientais são essenciais para a manutenção da qualidade de vida

De acordo com a Lei nº 14.119, de 13 de janeiro de 2021, os serviços ambientais são definidos como “atividades individuais ou coletivas que favorecem a manutenção, a recuperação ou a melhoria dos serviços ecossistêmicos” (Art. 2º, Inciso III). Logo, é fundamental compreender a importância dos serviços ecossistêmicos!

Os serviços ecossistêmicos são processos gerados pela própria natureza através dos ecossistemas – um complexo sistema entre plantas, micro-organismos, animais e elementos não vivos (ar, água e solo), responsáveis pela preservação da biodiversidade e que sustentam a vida na Terra.

Em outras palavras, os serviços ecossistêmicos desempenham funções que garantem a vida humana, como a purificação do ar e da água, decomposição do lixo, controle de pragas, geração de solos férteis, reprodução da vegetação através da polinização e dispersão de sementes, entre outros. Além disso, proporcionam benefícios diretos para geração de produtos e consumo do homem, como combustíveis naturais, madeira, fibra (tecido), alimentos, medicamentos (plantas), etc.

O ciclo da água é um Serviço Ecossitêmico fundamental para a manutenção da vida na Terra.

Dessa forma, os serviços ecossistêmicos são definidos como benefícios relevantes para a sociedade gerados pelos ecossistemas, em termos de manutenção, recuperação ou melhoria das condições ambientais, nas seguintes modalidades:

Provisão: materiais providos pelos ecossistemas que podem ser consumidos, incluindo alimentos (frutos, animais), matérias-primas (madeira, óleos vegetais), água, recursos genéticos e medicinais.

Regulação: englobam processos ecossistêmicos reguladores das condições ambientais naturais, como controle do clima, o ciclo das águas e controle de erosão e enchentes.

Cultural: benefícios não materiais, como recreacionais, educacionais, estéticos e espirituais.

Suporte: esses serviços são necessários para a produção de todos os outros serviços, como a ciclagem de nutrientes, formação do solo, produtividade primária e polinização.

Resumindo: “serviços ecossistêmicos” termo utilizado para mencionar os benefícios gerados pelos ecossistemas, independentemente da atuação humana; e “serviços ambientais” é o termo para se referir aos benefícios decorrentes de iniciativas antrópicas em favor dos sistemas ecológicos (ANA, 2012).

Assim, o bem-estar e subsistência de toda a população dependem da manutenção dos serviços ecossistêmicos. Por isso, a prestação de serviços ambientais é de extrema importância, pois garante o uso sustentável e consciente dos nossos recursos naturais, favorecendo também o desenvolvimento da economia.