DADOS DE PROJETOS DA FUNDAÇÃO NEOTRÓPICA DO BRASIL AUXILIAM A PMA NAS AÇÕES DE CONTROLE E FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE BONITO/MS

Os dados georreferenciados gerados a partir dos Projetos desenvolvidos pela FNB também contribuem diretamente para a conservação dos recursos naturais de Bonito/MS

15/01/2021 · Noticias

Na segunda-feira (11), a Fundação Neotrópica do Brasil (FNB), organização não governamental sem fins lucrativos, recebeu a visita do Capitão da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Bonito/MS, Evandro Ferraz, para debater informações ambientais geradas por meio de técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto em áreas do município. Os dados auxiliam o trabalho da PMA nas ações de controle e fiscalização do uso dos recursos naturais, bem como no monitoramento das ações antrópicas e de desmatamentos ilegais.    

A parceria entre a FNB e a PMA é resultado da 1º Capacitação de Agentes Públicos em Sistemas de Informações Geográficas, atividade do Projeto Observatório Serra da Bodoquena (OSB), que aconteceu nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2020 em Bonito, para agentes do Ministério Público – Comarca de Bonito, Agraer, PMA, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Imasul, com o intuito de organizar e gerar informações ambientais (públicas e privadas) que auxiliem na conservação e recuperação dos recursos naturais do município.

Durante a capacitação, foram utilizados dados gerados pelos Projetos Núcleo de Geoprocessamento de Bonito (NuGeo-Bonito) e OBSERV’ÁGUA, iniciativas que visam auxiliar nas ações estratégicas de conservação dos recursos naturais, da biodiversidade nos biomas do Cerrado e Mata Atlântica, e no monitoramento e integridade hídrica do município.   

As informações ambientais geradas pelos Projetos possuem um detalhamento 75% superior às bases de consulta disponibilizadas oficialmente, fornecendo um mapeamento e análise de diferentes temáticas ambientais, para apoio no planejamento e gestão sobre os recursos naturais do território.     

Para saber mais sobre cada Projeto, clique nos links abaixo e conheça as principais ações desenvolvidas.  

NuGeo-Bonito

Observatório Serra da Bodoquena

OBSERV’ÁGUA

Visite também o site da Fundação Neotrópica do Brasil (FNB) e conheça mais sobre outros Projetos e o trabalho de conservação que a organização desenvolve há 27 anos.      

  

Patrocinadores e Parceiros:

Critical Ecosystem Partnership Fund (CEPF), Fundação Grupo O Boticário de Proteção à Natureza, Promotoria de Justiça – Comarca de Bonito e Polícia Militar Ambiental (PMA).

Fotos: Fernando de Almeida Nogueira e Juliana Terra.