Fundação Neotrópica do Brasil realiza a 1ª Capacitação de Gestores Públicos Municipais de Mato Grosso do Sul

Evento on-line e gratuito para todo(as) os(as) Prefeito(as), Secretário(as) Municipais de Meio Ambiente e Integrantes dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul

Por Fundação
03/05/2021 · Noticias

Nos dias 12 e 13 de maio de 2021, a Fundação Neotrópica do Brasil (FNB), organização não governamental sem fins lucrativos, realiza a “1ª Capacitação de Gestores Públicos Municipais de Mato Grosso do Sul”. 

O evento acontecerá de maneira remota (on-line), destinado para todas as Prefeituras, Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Integrantes dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, sendo está uma medida de prevenção para evitar a proliferação do novo Coronavírus (COVID-19) e o bem-estar dos agentes públicos.

O evento terá uma série informativa de 5 temáticas com a participação de especialistas da Gestão de Meio Ambiente do estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo é sensibilizar e capacitar a administração local para promover uma gestão ambiental municipal de qualidade. Confira abaixo os horários e a programação completa:

 

Conheça mais sobre os(as) participantes convidados(as)

Prof. Dr. Mario Vito Comar (UFGD): Possui graduação em Bachelor of Architecture And Town Planning - University of Western Australia (1974), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1987), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1994), doutorado e Pós-Doutorado em Engenharia Ecológica na Faculdade de Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados, no Curso de Gestão Ambiental da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, é membro fundador e primeiro presidente eleito do Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento-IMAD, foi professor da área de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário da Grande Dourados-UNIGRAN. Fundou, junto com colegas pesquisadores, o Núcleo de Estudo em Boas Práticas Urbanas-NURB. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Avaliação Emergética, atuando principalmente nos seguintes temas: emergia, avaliação emergética, planejamento urbano e regional, contabilidade ambiental, técnicas de modelagem e simulação, avaliação de impacto ambiental, articulação territorial, pesquisa, desenvolvimento e administração de políticas públicas, programas, planos e projetos socioambientais, com foco em comunidades marginalizadas e comunidades indígenas guarani no Mato Grosso do Sul.

Bruna Barbosa (Prefeitura Mun. de Alcinópolis/MS): Graduada em Ciências Biológicas pela Anhanguera/Uniderp. Pós-Graduada em Avaliação de Impactos Ambientais e Processos de Licenciamento Ambiental. Responsável pela Gestão das Unidades de Conservação Municipais de Alcinópolis. Membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Alcinópolis. Secretária Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente de Alcinópolis (MS). Membro da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento das Unidades de Conservação Ambiental do MS. Membro do Conselho do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e do Conselho do Parque Nacional das Emas.

Profª. Dra. Soraya Giovanetti El-Deir: Professora/orientadora dos Programas de Pós-graduação em: Engenharia Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco; Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco; Tecnologias Ambientais do Instituto Tecnológico de Pernambuco; Especialização em Gestão de Resíduos Sólidos da Universidade Católica. Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa Gestão Ambiental em Pernambuco (Gampe). Pesquisa sobre: Gestão e Planejamento Ambientais; Educação para a Sustentabilidade; Gerenciamento de resíduos sólidos; Combate ao contágio doméstico por Covid-19 e outros patógenos. Revisora de 20 revistas científicas nacionais e internacionais. Publicou: 35 artigos completos em periódicos; 25 livros como autora ou organizadora; 52 capítulos de livros. Organizadora do Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos - EPERSOL, participe do SCORAI - Sustainable Consumption Research and Action Initiative, signatária do ODS/ONU - Development Sustainable Goals da Organização das Nações Unidas.

Priscila Quevedo Monteiro Garcez (Prefeitura mun. de Chapadão do Sul/MS): Graduada em Engenharia Sanitária e Ambiental e pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Anhanguera. Recentemente concluiu a graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Chapadão do Sul. Ex-inspetora do CREA-MS em Chapadão do Sul, fiscal de meio ambiente na Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul desde maio/2018. Foi a primeira conselheira Engenheira Sanitarista e Ambiental no CREA-MS, pelo Instituto de Engenharia de Mato Grosso do Sul. É sócia proprietária da empresa de consultoria Preserva Legal desde 2007.  Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Santana e Aporé. Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Chapadão do Sul. Foi selecionada e participou em 2019 do Programa de treinamento de representantes municipais para a elaboração e implementação de planos de gestão integrada de resíduos sólidos pela ABRELPE em parceria com a Agência Sueca de Meio Ambiente. Traduziu e adaptou uma cartilha sobre o método de compostagem acelerada Takakura que está disponível no Instagram como “microbio_compostagem_acelerada”. 

Rodolfo Portela Souza (Superintendente Executivo da Fundação Neotrópica do Brasil): Gestor Ambiental com experiência na área de Ciências Ambientais. Trabalha com Adequação Legal de Propriedades Rurais, Geoprocessamento, Diagnóstico Ambiental, Restauração Ambiental, Gestão de Resíduos Sólidos. Possui mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental e graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Tem experiência em gestão técnica e financeira de projetos socioambientais, atuando há 4 anos no terceiro setor.

Para participar é fácil, basta clicar aqui e preencher o formulário on-line para confirmar a sua presença no evento. Após a confirmação, será enviado por e-mail o link (do Google Meet) para acesso ao evento. As inscrições são gratuitas, e a sua participação é fundamental!

A 1ª Capacitação de Gestores Públicos Municipais de Mato Grosso do Sul é uma atividade do Projeto União de Conselhos Municipais de Meio Ambiente (COMDEMAs): Mobilizando Atores no Corredor Miranda-Bodoquena, Brasil, com o com o incentivo do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF, na sigla em inglês para Critical Ecosystem Partnership Fund) e apoio do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB).

A Fundação Neotrópica do Brasil conta com a presença de todos(as) os(as) Prefeito(as), Secretário(as) Municipais de Meio Ambiente e Integrantes dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul.