#NENHUMPORCENTOAMENOS

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena se encontra sob ameaça. Corre na justiça um processo que acabar com  80% da área atual do Parque Nacional da Serra da Bodoquena (Parna Bodoquena), passando de 76.481 para 14.072 hectares.

A perda de áreas hoje pertencentes ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena causará prejuízos incalculáveis e irrecuperáveis, não só para o meio ambiente, mas também para a economia da região, prejudicando a natureza e dezenas de milhares de vidas e empregos que dela dependem.

Somente no município de Bonito-MS, um dos maiores destinos de ecoturismo do Brasil, estima-se que 60% da população dependem direta ou indiretamente dos serviços da natureza para o turismo ecológico.

O PARNA da Serra da Bodoquena protege uma área hoje considerada prioritária para a conservação, com uma rica e exuberante biodiversidade, além de características únicas e grande beleza cênica, sendo considerada a maior área contínua de Mata Atlântica de interior do Brasil.

Além da grande relevância ambiental, o Parque é um grande laboratório a céu aberto para o desenvolvimento de pesquisa científica na região, além de contribuir e promover o desenvolvimento sustentável das comunidades vulneráveis localizadas em seu entorno.

A área do Parque, além de todos os benefícios já mencionados, contribuiu para gerar cerca de R$12,49 milhões de ICMS Ecológico a cada ano, repassados aos municípios abrangidos pela Unidade de Conservação em 2018 (Bonito, Bodoquena, Jardim e Porto Murtinho).

Deste montante, a maior parte é destinada para gastos com saúde e educação por força legal. Por todas essas razões, nos manifestamos contra qualquer medida que venha a alterar ou reduzir a área do parque.  É imperioso frisar a importância econômica, social e ambiental do Parque Nacional da Serra da Bodoquena para a coletividade, não apenas da região, mas para o estado e para o país. 

#NemUmHectareAMenos

Link para assinar a petição: https://secure.avaaz.org/po/community_petitions/Autoridades_competentes_A_favor_da_integridade_do_Parque_Nacional_da_Serra_da_Bodoquena_MS_NemUmPorCentoAMenos/

Clique aqui para acessar a nota técnica em defesa do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

Veja a visita inaugural do Parque Nacional da Serra da Bodoquena

Quero mais informações

Quero receber o retorno por: