UNIÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE - COMDEMAS

O que é?

O projeto 'União dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente (COMDEMAS): Mobilizando Atores no Corredor Miranda-Bodoquena, Brasil”, busca o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente (COMDEMAs) para sibsidiar decisões locais que contribuam para alcance metas mundiais de conservação da biodiversidade.

Como é feito?

As atividades do projeto ‘União dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente (COMDEMAS) tiveram início no ano de 2018, com apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos.  Desde então, 72 pessoas foram mobilizadas por ações do projeto nos municípios que possuem fragmento dos Biomas Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica no MS:  Bonito, Bodoquena, Miranda, Porto Murtinho, Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Terenos, Rochedo, Jardim, Guia Lopes da Laguna e Nioaque); inseridos no Corredor Miranda-Serra da Bodoquena. A primeira ação organizada pelo (COMDEMAS) foi a realização de um diagnóstico de sobre a situação legal dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente nos municípios de abrangência do projeto. Esses levantamentos foram realizados por meio da promoção de metodologias participativas, além da realização de capacitação dos conselheiros, com objetivo de nivelar o conhecimento baseado em ações positivas para a conservação e manejo do Cerrado na região de atuação do Projeto. Em 13 de maio de 2019, a Fundação Neotrópica do Brasil, por intermédio do projeto “União dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente (COMDEMAS), em parceria com WWF - Brasil e Instituto Mamede, promove realizou o ‘1º Encontro de COMDEMAS do Corredor Miranda-Bodoquena’, em Bonito, MS.  A intenção do Encontro foi promover atuação fortalecida e integrada dos representantes dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente dos municípios inseridos no Corredor Miranda-Serra da Bodoquena; com proposito de fortalecer a Rede de COMDEMAS Pró-cerrado’, com intuito de empoderar os Conselhos com a proposição de políticas públicas voltadas à conservação dos recursos naturais da região em que o projeto atuam.

O que se pretende?

A intenção é promover atuação fortalecida e integrada dos representantes dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente dos municípios inseridos no Corredor Miranda-Serra da Bodoquena; para que possam contribuir com o cumprimento de metas mundiais de conservação da biodiversidade do bioma Cerrado”, explica o superintendente

Patrocinadores e Parceiros?

Essa iniciativa conta com apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF, Critical Ecosystem Partnership Fund) e Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB).

Clique aqui e acesse o relatório de análise estratégica de seu município!

Materiais produzidos:

GUIA PRÁTICO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CONSELHOS MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE

GUIA INFORMATIVO PARA MELHORIA DOS INDICES DE ICMS ECOLOGICO EM MUNICIPIOS DE MATO GROSSO DO SUL

RELATÓRIO DE MAPEAMENTO - PROJETO COMDEMAS

BANNER COMDEMAs

FOLDER COMDEMAs

RESULTADOS DO DIAGNÓSTICO SOBRE ICMS ECOLÓGICO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

RELATÓRIO DE REGISTROS FOTOGRÁFICOS GEORREFERENCIADO

Conteúdo audiovisual

Você sabe o que é ICMS Ecológico?

2° Encontro de COMDEMAs do Corredor Miranda-Bodoquena

Conservação do cerrado, internet e mobilização social - 26/10/20

COMDEMAs: desafios frente a pandemia da COVID-19 - 27/10/20

A importância da ciência para a conservação ambiental - 28/10/20